QUADRINHO QUE FALA, ANOS 1950, 1960


    Esta caracterização de quadrinhos dos anos 50, 60 ficou muito convincente. A wikipedia defini  assim os pontos Ben-Day: "Os Pontos Ben-Day ou Retícula Benday são os nomes pelo qual é conhecido um processo gráfico chamado assim em homenagem ao ilustrador e gráfico Benjamin Day. É similar ao Pontilhismo, estilo introduzido pelos artistas plásticos. Dependendo do efeito que se quer, usando o colorido e ilusões de ótica, pontos pequenos são desenhados nesse processo em espaçamentos curtos ou longos, ou mesmo sobrepostos. Os pontos da cor Magenta, por exemplo, devem ter espaçamentos longos para criarem a cor rosa. Revistas populares e de quadrinhos dos anos de 1950 e 1960 nos Estados Unidos, usaram os pontos Ben-Day nas quatro cores gráficas básicas ou CMYK (Ciano, magenta, amarela e preta) para colorirem com baixo custo as partes sombreadas ou conseguirem cores secundárias tais como o verde, roxo, laranja e tons de pele. Os Pontos Ben-Day em geral são chamados de retículas no Brasil, (raramente as editoras brasileiras imprimiam os pontos nas publicações, a EBAL foi uma delas), mas diferem das retículas propriamente ditas pois nessa segunda forma os pontos são em preto e branco e distribuidos em espaços iguais e em áreas específicas. Para aplicar os pontos em um desenho, o artista deve usar folhas de papel transparente em camadas, disponíveis em papelarias. As folhas fornecidas são fabricadas com uma grande variedade de pontos e espaçamentos, propiciando inúmeras opções de tonalidades para usar em seu trabalho. O material transparente é cortado em pedaços e decalcados nas áreas desejadas, seja nas sombras de fundo ou desenhos frontais. Para as reproduções fotográficas servem como uma moldura para imagens e textos gráficos, com as áreas em pontos Ben-Day providenciando possibilidades de tons de sombreamento a serem usadas nas provas de impressão.
    Os Pontos Ben-Day foram considerados a marca-registrada do artista americano Roy Lichtenstein, que os aumentava e exagerava em muitas de suas pinturas e esculturas, especialmente na sua interpretação das revistas em quadrinhos e de ilustrações contemporâneas. Outros ilustradores e design gráficos usaram muito os Pontos Ben-Day para conseguirem efeitos similares em diferentes mídias. Atualmente os pontos não são mais usados nos comics estadunidenses, as revistas que eram impressas com os pontos passaram a usar coloração digital chapada utilizada inicialmente pela Image Comics."

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