Desenhando Pássaros

       Desenhar qualquer tipo de animal é muito difícil, mesmo você sendo um excelente desenhista, o motivo é simples, os animais dificilmente ficarão parados para serem desenhados, ao contrário de uma pessoa que pode ficar numa determinada pose, por exemplo, por vários minutos. Em se tratando de pássaros em voo, esta dificuldade chega ao extremo. A não ser que se desenhe baseado numa foto, ou tente desenhá-lo, enquanto está pousado em algum lugar, ou tenha uma memória fotográfica, para captá-lo na memória, em pleno voo, em seguida, desenhá-lo rapidamente, o resultado do desenho não será dos mais animadores.  A silhueta de um pássaro, bem ao longe, tendo um pôr-do-sol ao fundo se parece um pouco com o V esticado e envergado da segunda parte da tirinha, porém, teria que ser um V num tamanho bem menor,  um V estilizado bem pequeno e com as hastes um pouco mais grossas, também. Bastaria o Meme fazer vários deles, bem pequenos no 1/3 superior da folha, escrever: "Pássaros ao Longe", ele garantiria uma nota mais ou menos, em Educação Artística. Antes da invenção da fotografia, só pessoas de posses, ricas mesmo, tinham seus retratos pintados, algumas vezes, demoravam-se várias sessões para o retrato ficar pronto, pintava-se um esboço em Ocre, depois pintava-se uma camada, então, a modelo voltava só quando esta camada já estava seca ao toque, para continuar a pintura, por vezes, muitas sessões eram necessárias. Obviamente, alguns retratos eram pintados na técnica de pintura chamada Alla Prima, de uma vez só, sem estudos preparatórios, sem esboços à tinta ocre, sem retoques, vapt-vupt. Certa vez, eu li que o pintor espanhol Goya, pintou entre estas várias camadas,  algumas de verde, porque, ele sabia, que depois de dezenas de anos ou até séculos, este verde, na camada inferior,  ia transparecer nas camadas superiores dando um tom esverdeado de podridão na pele, ele vez de propósito,  claro, ele deve ter feito isto com alguns ricos esnobes e convencidos, só por sacanagem mesmo. Dizem, que ele quis deixar uma mensagem sobre a reputação destas pessoas retratadas, para as gerações seguintes,  insinuando, que seriam pessoas podres de atitudes e caráter, também, dando a entender que não importa o quão rico se seja, não se leva nada deste mundo. O curioso, é que a tinta à óleo tem mesmo está característica, as camadas ficam interagindo por anos, apesar de camada estar seca ao toque, põe o dedo na tela e está seca, seca aparentemente, porque, nas camadas inferiores, ficam interagindo entre si, num processo muito lento. Segundo a lenda, quando ele fez algumas camadas de verde, sabia que, quando o tom das peles ficasse num tom verde podre, ele não estaria mais aqui mesmo. A tinta acrílica, ao contrário, seca rapidamente, é verdade que há retardadores, para retardar a secagem, enquanto se pinta, mas, como a tinta acrílica é uma invenção considerada recente, para os padrões seculares da pintura, ninguém sabe ao certo, o que acontecerá com as pinturas feitas em acrílico daqui 100 anos, por exemplo.