Foto 3/4 Para o RG, Tô Bem Na Foto


        Por que será que as pessoas ficam estranhas nas fotos de documentos?. A identidade, por exemplo, parece que a foto nunca fica de um jeito natural. Imaginem se as fotos dos perfis das redes socais fossem fotos 3x4. Antigamente, a teoria mais aceita para a estranheza das fotos do RG, ou registro geral, era de que as pessoas ficam apreensivas para não piscarem, então, a foto saia estranha. Nas antigas máquinas, nunca se sabia o exato momento que a foto seria tirada, então, com medo de não piscar a pessoa saía com uma fisionomia estranha, até parecendo que estava encarando um pelotão de fuzilamento. Recentemente, fui renovar o RG, pois, já era antigo, tirei há anos atrás. Enquanto aguardava minha vez para tirar a tão famosa foto 3x4, vi o fotografo tirando a foto de outra pessoa, hoje, com a câmera digital é tudo mais simples, inclusive, a pessoa que estava sendo fotografada piscou, sem querer claro, mas, sem problemas, ele tirou outra foto. Se fosse nas máquinas antigas, o fotógrafo, provavelmente, avisaria para a pessoa não piscar, pois, uma foto tirada como os olhos fechados era  prejuízo para o fotógrafo. Eu creio que hoje as pessoas ficam bem mais relaxadas ao tirarem fotos, pois, se piscarem, é fácil tirar outra. Há um aproveitamento de 100 por cento, só as que ficam boas são impressas em papel fotográfico. Eu lembro que não achei a do meu primeiro RG legal, claro que não fiquei igual ao cara da foto do post, mas, não fiquei satisfeito, bom, era para um documento mesmo, que só seria apresentado em ocasiões especiais. Eu lembro que olhar as fotos de RG dos amigos era motivo de gargalhadas, um ficava tirando sarro do outro, isso não tinha nada a ver com Bullying, porque eram todos zoados e todos zoavam todos e todos riam muito. Um outro motivo para as pessoas ficarem estranhas na foto de RG, é que é uma foto séria, um momento fotográfico solene, dificilmente, a pessoa se sentirá descontraída, principalmente, depois de pagar a taxa de renovação. Eu não sei o que aconteceu como o cara da foto do post, se foi uma noite mal dormida, um estado alterado de consciência. Provavelmente, você deve ter pensado na possibilidade desse cara estar drogado, ou como dizem, "dorgado", noiado, chapado, de ressaca, ter sido abduzido por extraterrestres.  Parece um caso típico de foto de RG, porém, um pouco estranho demais, mesmo para os padrões RG de estranheza e falta de espontaneidade. Por mais que as câmeras digitais tenham ajudado, a foto 3x4 do RG sempre será uma incógnita, parecendo sempre que não somos nós ou somos nós estranhamente. Eu sei que é para um documentado oficial, mas, bem que podia ser mais descontraída (não bizarra), podia ser usada a foto do perfil das redes sociais. Foto de RG sempre será um porre, principalmente, se a pessoa for de porre tirar a foto. Se for dirigir, não beba. Se for tirar foto de RG, não beba. Eu não sei bem ao certo, mas, por algum motivo inconsciente, não gostamos muito da nossa foto de RG. Como toda generalização é perigosa, com certeza, há pessoas que gostam, que realmente ficaram satisfeitas. Eu não lembro de ninguém dizendo: "Não ficou legal minha foto 3/4 no RG?". Também não lembro de ninguém dizendo com felicidade: "Hoje é um dia muito feliz, vou tirar uma foto 3/4 para um documento".

Comentários