As cores
exercem influência nas pessoas, geram estímulos causando reações, emoções,
inclusive, de maneira subliminar, isto é, inconscientemente, num nível abaixo
do limiar da consciência. Informação, propaganda, etc que você assimila sem se
dar conta. A psicologia das cores, as cores na publicidade, a simbologia das
cores, são extremamente importantes. Há o clássico experimento com duas
tigelas, uma com balas monocromáticas, com uma só cor, na outra tigela, foram
colocadas balas multicoloridas. A maioria das pessoas que passava e parava em
frente ao balcão, preferia as balas multicoloridas. Ao fim do experimento, a
tigela com as balas coloridas estava praticamente vazia, enquanto a das balas monocromáticas continuava cheia. Vi certa vez uma
embalagem com “minhocas de gelatina”, obviamente, coloridas e comestíveis. Eu
pensei o mesmo que você está pensando agora: Quem foi o gênio que bolou esse
produto?. Por que não: joaninhas de gelatina, borboletas de gelatina. Mas, minhocas de gelatina, fala sério. Voltando à experiência das tigelas, ficou
claro que as cores exercem atração e fascínio nos seres humanos, determinando
suas escolhas. Objetos coloridos, comestíveis ou não, chamam muito a atenção.
Mas, uma ressalva precisa ser feita, e a
foto do post ilustra bem essa exceção. O resultado ou conclusão do experimento
das tigelas com balas monocromáticas e coloridas não se aplica aos bolos, desde
que um dos bolos seja de chocolate e a pessoa colocada para fazer a escolha
seja chocólatra, totalmente viciada em chocolate. Se existisse uma tribo não
contatada, possivelmente, os habitantes escolheriam o bolo multicolorido,
baseados numa escolha meramente visual. Depois de tomarem contato com o chocolate, e a experiência fosse repetida, depois de um ano, creio que a maioria dos habitantes mudaria a escolha do bolo, escolhendo, dessa vez, o de chocolate. Nós, pelo menos a maioria que gosta de
chocolate, desde a tenra infância, conhecemos as maravilhas e delícias do
chocolate. O chocolate deixa um lastro de alegria, experiência degustativa em
forma de felicidade, que carregamos e mantemos pelo resto da vida. Nesse caso
dos bolos, o apelo do chocolate, em nós chocólatras, é tão forte que, degustativamente
falando, as outras cores perdem o poder de persuasão, seus efeitos são anulados. Por mais estanho que possa parecer, há
pessoas que não gostam de chocolate, essas, com certeza, optariam pelo bolo
impressionista do post, o multicolorido. Caso fosse feita uma enquete, o bolo
de chocolate ganharia disparado. Pensando aqui, os chocólatras são uma exceção,
como público-alvo. Tanto é verdade que os chocólatras enxergam as balas de chocolate M&M'S como balas de chocolate camufladas com uma película colorida. Sim, há uma fina camada
colorida, mas o que realmente importa é o chocolate dentro. Essa fina camada
ajuda o chocolate a não derreter tão rápido na mão. Verdade é que a variedade de cores as torna muito atrativas, mas os chocólatras não ligam muito para isso.
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