“O Cliente Tem Sempre Razão”. A máxima é tão antiga quanto controversa. O
problema da máxima é o advérbio: sempre. Se a máxima pudesse ser relativizada
em: quase sempre, na maioria dos casos, ficaria mais justo. Nessa relação
atendimento e cliente, há clientes folgados e atendentes grossos e vice-versa.
Como também há atendentes atenciosos e prestativos e clientes cordiais e
educados. Quando um dos lados desrespeita o outro, surgem os conflitos e
reclamações. Atendentes aguentando desaforos, pois precisam do emprego.
Clientes sendo maltratados por atendentes negligentes. Sem um bom atendimento,
aquela frase: “VOLTE SEMPRE!” pode ser esquecida, a pessoa mal atendida, além
de não voltar mais, faz um terrível marketing negativo da empresa, comércio ou
instituição. Com o poder dos fóruns e redes sociais, o marketing negativo de um
mal atendimento cai como uma bomba atômica na empresa ou marca. Não é à toa que
as empresas e marcas colocam pessoas para monitorar o que se diz ou comenta das
marcas nas redes sociais e fóruns. Existem plug-ins e softwares para analisarem essas
métricas. Graças a internet e redes sociais, aquele descaso das empresas com o
serviço de atendimento ao cliente que deixava a pessoa esperando e ouvindo
música chata, até mesmo nem sendo atendida, vem mudando. É verdade que algumas
empresas possuem um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) eficiente e
atencioso, mas isso não é a regra. Aos clientes cabe a educação e respeitar as pessoas que os atendem. É muito
chato presenciar um cliente maltratando um atendente. Ainda com relação a tirinha do post,
ela poderia ser usada numa questão de química, por alguma banca examinadora. Se
a moça soubesse sobre Densidade, a relação entre massa e volume, ela teria
evitado uma demissão, por outro lado, o atendente foi um
pouco irônico e sarcástico. Ele não soube contornar a situação, é verdade. O gerente tomou uma atitude drástica,
tentando evitar o possível marketing negativo. Não é verdade que o gelo sempre flutua, quando
colocado num líquido, isso dependerá da densidade dos materiais. O material
menos denso flutuará, enquanto o mais denso afundará. Como o gelo, a água em
estado sólido, é menos denso que água em estado líquido, o gelo flutua quando
colocado na água. Se fosse uma bebida alcoólica, por exemplo, o gelo afundaria,
porque o gelo é mais denso do que o álcool. O que se pode concluir é que a
bebida da moça não é alcoólica. O que seria um argumento a mais para o
atendente. Ele poderia dizer: “O gelo só ficaria embaixo, se a bebida fosse
alcoólica. Não é questão de gosto, mas de densidade do material.
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