Pesadelo Publicitário Na Estrada

       A publicidade do Mr.Tire (numa tradução livre: Sr. Pneu) atingiu o público-alvo em cheio, o profissional de marketing trabalhou bem. O público-alvo foi tão atingido que a sensação é que um pneu será jogado de dentro do caminhão em pleno movimento e atingirá quem vem atrás. Qual lugar melhor para se lembrar de pneus do que na estrada, dirigindo. Esse "envelopamento" (apesar de não se poder ver o que há nas laterais do caminhão) ou adesivação da parte traseira do caminhão baú não passa desapercebido. A cena é assustadora, e o cérebro, por reflexo, ficará em alerta máximo, por alguns segundos, até “entender” que é uma imagem estática em duas dimensões. Só faltava ser uma gif animada numa tela de LED, melhor não dar ideias... Não resta dúvida de que é agressiva, alguns dirão de mau gosto mesmo, outros acharão bem bolada, criativa, original, o gosto ira variar. Uma companhia de seguros usar o Jason como garoto propaganda ou alguém pedindo carona, na estrada, segurando um machado em uma das mãos seria estranho também. O Mr. Tire realmente existe (eu visitei o site), embora preste  os tipos de serviços comuns de uma Oficina Mecânica, o carro-chefe são os pneus, o destaque, claro, por isso não se chamar Senhor Câmbio; Senhor Motor; Senhor Vela, etc. Ela fica nos Estados Unidos e possui filiais espalhadas pela maioria dos estados americanos. Será que seria perigoso alguém se assustar e causar um acidente na estrada, ao se deparar-se com a traseira desse caminhão baú?.  Alguém dirigindo em estado de consciência alterado, seria um problema real, que poderia ser agravado por essa "cena". Para ser mais dramático, o ator Jack Nicholson, aquele da cena do machado na porta, no filme: "O Iluminado", versão clássica, seria perfeito para aparecer empurrando o pneu nessa adesivação. Seria muita ingenuidade achar que o Mr. Tire está distribuindo pneus grátis em plena estrada, poderia fazê-lo com o caminhão parado, num lugar adequado, sem oferecer riscos. Para ajudar ainda mais no clima de terror/suspense, o dia está nublado e garoou ou choveu, pois a pista está molhada. Os caminhões-baú do polêmico videogame GTA, com certeza, seriam um lugar mais apropriado para essa publicidade. No cinema, um caminhão já causou muito medo, no drama/suspense: Encurralado, onde um motorista de carro, depois de ultrapassar um caminhão-tanque enferrujado, é perseguido incessantemente, pelo motorista do caminhão. Esse filme foi a estreia de Steven Spielberg, como diretor de longas-metragens. Encurralado foi adaptado do conto do escritor Richard Matheson. Por falar em adaptação, a publicidade do Mr. Tire poderia virar um conto terror/suspense do seriado da Globo: Carga Pesada. Bino ou Pedro poderiam ter um surto psicótico e começar a jogar pneus numa estrada (só um deles, pois alguém teria que dirigir o caminhão, claro). Pedro não diria: “É uma cilada, Bino!”. Ele diria: “Isso é pura sacanagem, Bino!. Criativa, perigosa, perigosamente criativa, criatividade perigosa.

Comentários