Camarão Roqueiro Com Garra de “Arma” Sônica

O surreal e psicodélico porco voador, apelidado de Algie, que aparece na capa do álbum “Animals”, de 1977, e o prisma, do álbum: The Dark Side of The Moon, de1973, são símbolos da famosa banda britânica de rock: Pink Floyd.

Se um porco pode voar, por que não um camarão? Uma nova espécie de camarão foi batizada de ‘Synalpheus pinkfloydi’, nome científico quem homenageia a banda.

Descoberto por cientistas brasileiros, americanos e ingleses, fãs de rock, o camarão-pistola, ou camarão-estalo, produz um estalo sônico de 210 decibéis, o estrondo é mais potente que um tiro de revólver e é capaz de matar peixes pequenos.

Reino Unido, o chefe de pesquisa do Museu de História Natural de Oxford, Sammy De Grave, disse ser fã do Pink Floyd há anos. Sammy De Grave disse: “Ouço Floyd desde que (o álbum) The Wall foi lançado em 1979, quando eu tinha 14 anos. A descrição dessa nova espécie de camarão-pistola foi a oportunidade perfeita de finalmente fazer uma homenagem à minha banda favorita.”

Por enquanto, o camarão ‘Synalpheus pinkfloydi’ só fará shows na costa Pacífica do Panamá, onde ele é encontrado. Com certeza, os peixes pequenos não irão ao show. Na parte do show que o camarão fecha a grande garra tão rápido que cria uma bolha explosiva que deixa tonto e mata pequenos peixes.

Se aparecer uma nova espécie que tenha garras grandes que produzam um estalo supersônico, deverá ser batizada com um nome em homenagem a música “Supersonic” da banda britânica Oasis.

Várias espécies já foram batizadas com nomes de famosos: Chico Mendes (‘Apistogramma mendezi’, pequeno peixe que habita as águas do rio Negro);

Ex-Beatle John Lennon (‘Bumba Lennoni’, aranha descoberta na Amazônia, o Bumba é citação a tradição do folclore brasileiro, Boi-Bumbá.

Jim Morrison, banda norte-americana The Doors, (‘Barbaturex morrisoni’, fóssil de lagarto gigante de mais de 40 milhões de anos).

Mick Jagger, vocalista da banda britânica The Rolling Stones (‘Jaggermeryx naida’, criatura pré-história que pode ter sido parente distante dos hipopótamos).

Lady Gaga ('Gaga Germanotta', samambaia que foi descoberta na Costa Rica).


Beyoncé (‘Scaptia (Plinthina) beyoncea’, mosca australiana, segundo os pesquisadores, o abdômen dourado da mosca lembra a roupa que a cantora usou no clip "Bootylicious", quando ainda fazia parte do grupo Destinys Child).