Guardando Lugar Na Praia

Se você convidar o número máximo de amigos permitidos no Facebook, que é de 5 mil, para um fim de semana prolongado, na praia, precisará de uma toalha maior do que essa da foto.

Mesmo que tivesse tal número máximo, nem todos amigos e amigas iriam. Essa toalha é mais adequada a uma família grande e colegas de trabalho. Há muito lugar disponível na praia, contudo é um exagero, a menos que que a toalha gigante seja preenchida proporcionalmente.

Seria difícil imaginar essa cena em praias lotadas. Muitos pensariam que seria um abuso alguém reservar um espaço tão grande da praia para tão poucos, mas como a praia está meio vazia, a indignação deve ser muito individualizada.

Cada um no seu quadrado foi substituído por alguns num enorme retângulo da toalha na areia da praia. Se um ônibus está quase vazio e tem alguém sentado num lugar usando o outro assento para colocar uma mochila não parece injusto, mas a mesma situação num ônibus lotado faz disparar o alarme de injustiça.

Mais gente será necessária para sacudir a areia da toalha, antes de colocá-la no veículo que a levará de volta para casa. Como será lavada? Em máquinas industriais ou no quintal, mesmo chacoalhando, virá muita areia de volta para casa.

Realmente, é um pessoal bem espaçoso, para não dizer folgado. Apesar de a praia estar quase deserta, isso levanta questões, quem passar por aí terá que desviar da toalha gigante, sabemos, porém, que existirá alguém que vai passar pisando em cima da toalha.

Essa zona de conforto espaçoso da toalha pode se transformar em área de conflito. Um oásis espaçoso de potencial confusão na areia da praia. Espaço público, democracia praiana e questões jurídicas podem ser levantadas com essa cena.

Na Itália, da Toscana à Sardenha, quem usar qualquer item particular para guardar lugar na praia, durante à noite, será multado.

Esse pessoal da toalha azul é muito exibicionista. Querem ser os “donos” da praia, alguns pensarão. Não se pode descartar a possibilidade de ser uma tentativa de se entrar para o livro dos recordes: a maior toalha de praia do mundo.

Uma vista de longe ou de cima poderia dar a impressão de que tem uma piscina em plena praia, mas as listras deixam essa toalha com “cara” de bem toalha mesmo.

Será um novo nicho de mercado? Alugar lugar na imensa toalha azul para banhistas ou grupos de pessoas que não querem se incomodar em sujar de areia as próprias toalhas?


Caso tenha alguma empresa de sabão em pó e amaciante querendo saber de onde eles são, realmente, eu não sei, mas você pode chamá-los de: Os Folgados da Toalha Azul.