Coronavírus: Fiquem Em Casa! Quarentena e Isolamento Social é Fundamental



A hora é de quarentena, isolamento e distanciamento social.Rezar em casa, orar em casa, meditar em casa, ser ateu e agnóstico em casa, se for possível, trabalhar de casa, home office, remotamente. Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel. Usar a internet e os emojis para abraçar, beijar e cumprimentar, mas tudo virtualmente.

O Presidente Bolsonaro fez mais um pronunciamento desastroso que foi contra todas as recomendações dos infectologistas, da Organização Mundial de Saúde e do seu próprio Ministério da Saúde. Os profissionais da saúde e os que combatem o Coronavírus na linha de frente ficaram horrorizados com tanta desinformação.

As irresponsabilidades e contradições do pronunciamento causaram indignação em vários segmentos da sociedade e na população. Enquanto o presidente negava o conhecimento científico e o conhecimento de causa, adquirido pelos países vítimas da Pandemia, ouvia-se, por todo o Brasil, o retumbante tilintar dos panelaços.

Justo no momento que a maioria da população se conscientiza, aprova a quarentena, isolamento social, distância social e medidas restritivas, lava as mãos com sabão e passa álcool em gel.

A Pandemia de Coronavírus continua se alastrando pelo mundo, causando mortes, medo e drásticas mudanças no convívio social, ensino, cultura, lazer, turismo.

Várias igrejas na Itália viraram necrotérios. Famílias não puderam visitar os familiares internados, por causa do risco de contaminação, nem puderem se despedir nas cerimônias fúnebres com corpo presente. Caminhões do Exército carregando corpos para necrotérios que já funcionam 24 horas por dia. Caixões enfileirados, hospitais superlotados.

Algumas medidas são tristes, mas, infelizmente, necessárias. Em São Paulo, a Quarentena está em vigor. Nas cerimônias fúnebres, tanto o tempo de velório como o número de parentes e amigos que vão se despedir do ente querido diminuíram.

 A Pandemia está causando situações irreais, desoladoras, na vida e na morte, devido ao risco de contaminação e para evitar aglomeração. No Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, RJ, foi disponibilizado gratuitamente, pelos próximos 30 dias, o velório à distância, pela internet.

Na Espanha, um ringue de patinação no gelo foi ativado para que corpos fossem colocados. É uma situação inédita, sem precedentes na história. O momento atual parece uma mistura de peste negra, gripe espanhola, crash da bolsa de 29, depressão e guerra, fronteiras de países fechadas, países em quarentena, medidas restritivas. Ruas e pontos turísticos desertos.

Um apocalipse viral. Não tem como não sentir uma sensação de distopia, anormalidade. Mobilizações que não eram vistas desde a Segunda Guerra Mundial na Europa e no mundo.

A luta dos países é para diminuir a velocidade de disseminação do vírus. A China autorizou testes de uma vacina experimental em humanos. Os Estados Unidos estão testando outra em voluntários. A Alemanha também desenvolve uma vacina.

Se tudo der certo, uma vacina pode estar disponível em pouco mais de um ano. O que parece uma eternidade. Os laboratórios travam uma batalha entre eles e contra o tempo para desenvolverem remédios. Testes com remédios já existentes para outros vírus estão sendo feitos.                

Enquanto a Pandemia durar, será preciso evitar socializações, aglomerações, apertos de mãos, beijos e abraços. Há doentes jovens que estão sendo contaminados pelo Covid-19 e podem passar o vírus para toda a família. Causando, involuntariamente, a morte de alguém da família por trazer o Coronavírus para dentro de casa.

Serão meses sombrios, preocupantes e esquisitos, bizarros, mas é uma fase. A responsabilidade de cada um nos cuidados e prevenção é que fará a diferença para todos.

Por alguns meses, não ter vida social vai salvar a sua vida, vai salvar a vida dos seus pais, tios avôs e de muitas outras pessoas e para isso acontecer é só não sair de casa.

Depois que esse Apocalipse Viral Now terminar, muito será discutido, é um divisor de águas. A Pandemia tem um impacto nunca antes visto no mundo.

Sua Vida é importante, não aja como rebanho conduzido por um ignorante. Siga as orientações dos infectologistas, daqueles que estão na linha de frente, e aprenda com os tristes exemplos dos países que estão passando pela Pandemia. Em primeiro lugar vem a vida, depois, a economia.