Fique Em Casa ou Dance Com a Gente



Eles viralizaram na internet. O meme foi traduzido e serve de alerta para as pessoas ficarem em casa na Quarentena: “Fique Em Casa ou Dance Com a Gente”. Numa reportagem da BBC, feita há três anos, eles fazem uma coreografia carregando um caixão.

Trechos do vídeo intercalados com acontecimentos que falhavam, alguns terrivelmente, já circulavam pela internet bem antes da Pandemia, e a música original africana foi trocada por música eletrônica.

A dança carregando o caixão fazia parte dos serviços funerários diferenciados que eram prestados por Benjamin Aidoo, líder do grupo de carregadores de caixão. O serviço era contratado, geralmente, em homenagem às pessoas que tiveram uma vida longa (e próspera também, já que o serviço não era barato).

Na época, Benjamin disse a reportagem da BBC: "Quando o cliente vem até nós, perguntamos: “você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?'" "É só pedir que nós fazemos".

A passagem dos dançarinos fúnebres pelas ruas e os movimentos ritmados do caixão apoiado pelos ombros, costas e joelhos viravam um evento social. Tudo mudou com a Pandemia, que acabou com os negócios de Benjamin.

Em entrevista ao mesmo repórter da BBC, Benjamin se diz honrado por ter ficado conhecido mundialmente pelos MEMES, dar entrevistas, mas lamenta que a Pandemia tenha encerrado as homenagens fúnebres dançantes que sua empresa prestava.

Quando a Pandemia acabar, ele espera voltar aos negócios e viajar pelo mundo, explicar melhor o modo como se presta respeito aos mortos em Gana e as características culturais da celebração da morte.

Com certeza é cultural e pode ser chocante para outras culturas. O MEME serve para conscientizar, ostensivamente. Já existe uma versão em LEGO de eles carregando o caixão.