Caso o mitológico Narciso existisse, hoje em dia, será que
ele tiraria fotos dele mesmo e postaria nas redes sociais, continuamente, ficando extremamente fraco por não se
alimentar nem beber água, acabando por morrer de inanição. O fenômeno da selfie
já foi assimilado e entrou para a história, apesar de a ideia de tirar uma foto
de si mesmo seja antiga, antes mesmo da fotografia existir, há séculos,
famosos pintores já tinham se autorretrato nas pinturas, com a ajuda de
espelhos. Graças a essa nova unidade, humoristicamente, criada, a
selfie por hora, pode-se medir com precisão o Narcisismo, dividindo-se a
selfie por hora. Apesar disso, uma nova
fórmula mais complexa deverá ser criada, para medir o número de filtros, layers (camadas) e
efeitos aplicados às fotos. Se considerarmos aquele dispositivo usado para
tirar a foto selfie a uma maior distância, o
pau de selfie, aquele cabo que aumenta o plano de fundo da foto, a fórmula será ainda mais
complexa. Se alguém acoplar uma câmera digital num drone (veículo aéreo não
tripulado, pilotado remotamente), poderá tirar fotos de varias distâncias e ângulos, fotos aéreas, o que
torna a fórmula ainda mais complexa. Seria o Narcisismo levado às alturas. Há
ainda outro lado dessa questão, se o próprio meio pelo qual o ensinamento é transmitido mudou, do papel para o monitor, questões físicas e
matemáticas, enunciados, deverão, cada vez mais, incorporar a linguagem da
internet, o “internetês”. Nas quatro
operações matemáticas, por exemplo, as cartilhas poderiam adequar o enunciado: Joãozinho tinha 10 maças, comeu 4, quantas restaram?. A operação de subtração poderia ser: Joãozinho tirou 10 selfies, durante a viagem, mas ele deletou 4 delas, quantas selfies restaram?. As
cartilhas também poderiam trazer frases como: Ivo viu o vídeo no YouTube. Atualmente, é mais provável que Ivo veja primeiro a uva pelo tablet, depois, no
mundo “real”. Pedro pôs o Pen Drive na porta USB. Paulo pediu o Pen Drive para Pedro. Até as bancas do ENEM poderiam usar o
tempo de download de arquivos para
elaborar questões, onde a regra de três, porcentagem e outros conteúdos do ensino médio
poderiam ser cobrados. As brincadeiras
antigas foram substituídas por jogos e apps. Exemplos e enunciados que envolvam
conceitos da internet, a linguagem da internet, serão mais bem assimilados e compreendidos. A famosa, bucólica e nostálgica capa da cartilha
Caminho Suave, do ensino fundamental, foi atualizada, os uniformes e as
mochilas escolares. Eu achei a
ilustração excelente, a diferença é que, com a internet, as pesquisas ficaram
muito mais fáceis.
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