Você mulher que tem dúvida quanto ao seu tipo de corpo, essa
ilustração que mistura desenho artístico e desenho geométrico, elucida de vez
qualquer dúvida quanto ao tipo ou silhueta do corpo feminino. Medindo a largura
dos ombros, cintura e quadril é possível descobrir a qual tipo de corpo você
pertence, e, feito isso, escolher o melhor look que se adéqua ao tipo de corpo,
que valoriza cada uma das silhuetas. Ficaria um post muito longo, além de fugir
totalmente dos meus conhecimentos e dos objetivos do blog, se eu relacionasse
cada tipo de corpo com a roupa ou caimento que melhor se adéqua a cada um deles.
Há dezenas de blogs e sites especializados em explicar e esclarecer essa
correlação, mas, sabendo o tipo de corpo, basta procurar a roupa que se ajusta
melhor a ele, as sugestões ou escolhas podem ser: no trabalho, lazer ou festa.
É possível que tenha havido uma unificação entre os tipos: retângulo e
diamante, por não haver tanta diferença ou as diferenças serem mínimas, que as
roupas se adequariam bem aos dois tipos. Isso explicaria a ausência do tipo
diamante em alguns sites de moda. Psicologicamente, a associação: diamante e
preços altos, roupas caras seria evitada, isso é só palpite meu. Não seria
justo uma adicional de 30% no preço de roupas para as mulheres com tipo de
corpo diamante. Sob um olhar estritamente artístico, essas formas geométricas
ajudam a desenhar os tipos de corpos, servem como uma espécie de esboço
preparatório para caracterizar ou visualizar os tipos ou biotipos de corpos femininos. A
associação entre formas geométricas e desenho artístico a mão livre é
antiquíssima, remonta a proporção áurea, quantos círculos representando a
cabeça cabem no corpo inteiro, 7 cabeças e meia. Existe toda uma relação de
proporção entre cabeça, tronco e membros. Em desenho artístico, existe toda uma
técnica que usa linhas guias, ovais, círculos,
pontos de articulação, linhas de movimento, linhas ou campo de ação, que
constituem os esboços preparatórios, esqueletos de bonecos palitos muito aperfeiçoados,
formas cilíndricas e ovais, até mesmo, a mistura de ambas ou uma combinação entre elas. Há quem prefira, simplesmente, imaginar
eixos, estabelecendo com precisão a altura dos olhos, nariz e boca em relação
um ao outro e em relação à cabeça. As
proporções áureas são idealizadas, isto é, são uma base um modelo ideal ou perfeito, pessoas da
mesma altura podem ter o braço mais longo uma em relação a outra. Segundo a
proporção áurea, a altura da envergadura, a distância dos braços abertos,
medida entre os dois dedos médios (os dedos maiores), equivale a altura da
cabeça aos pés (7 e meia cabeças). Não que esses conhecimentos de anatomia e de
proporção áurea devam ser esquecidos pelos artistas, realmente, eles são muito
importantes no início do aprendizado, mas um desenho realista de observação de
corpos reais do dia a dia será a diferença entre desenhar pessoas e manequins.
A ideia de simetria, que parece estar inconscientemente na nossa espécie,
quando colocada no desenho retratista pode resultar totalmente artificial,
nunca um lado do rosto é igual ao outro, essas sutis diferenças, se retratadas
fielmente, resultarão num desenho fiel e convincente da pessoa retratada. Não
posso deixar de citar a obra de Leonardo Da Vinci, O Homem Vitruviano, que faz
referência à ciência e a divina proporção ou proporção áurea, arte e ciência
são representados.
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