Loading...

Cabeçalho

sexta-feira, 22 de março de 2013

Conheço Essa Música!. Qual o nome dela?.



       Estava eu vendo TV, geralmente quando janto ou almoço vejo TV, verdade que é um péssimo hábito, tão ruim quanto jantar ou almoçar em frente ao computador. Quando de repente entrou um comercial, até aí nenhuma novidade, mas já no início da música senti minha memória musical acionada ao nível máximo, um Déjà vu musical. Conheço essa música!, pensei. Anos 80, não lembro o nome do cantor, é um daqueles casos que conhecemos apenas uma música, embora, o estilo musical que eu gosto seja rock'n'roll, eu achava essa música legal, principalmente, as cenas da corrida espacial, os astronautas conquistando o espaço e a Lua. O começo do comercial entra com uma força pungente, impregnada com a lembrança dos vigorosos anos 80. A geração mais nova deve ter achado interessante, para quem lembrou dos acordes, logo no começo, o comercial trouxe um forte saudosismo dos anos 80, quem viveu e continuou vivo, pois muitos não poderão curtir esse comercial. Eu não sei qual foi a agência que criou o comercial para a Coleção de Inverno da Lança Perfume. Eu nem sabia que a Lança Perfume existia, parabéns aos publicitários, agora sei que ela existe. Moda não é um assunto pelo qual me interesso, mas a agência está de parabéns. O comercial é surreal. No início aparece um POV (ponto de vista), algo sobe rápido as escadas, dá uma tremida rápida na cena, e a bela adormecida sonha, acorda ou relembra assim que acordou. Há um elemento de contos de fada no comercial. Não fica claro se ela está relembrando a festa que já aconteceu, ao acordar, ou imaginando como se vestirá para a festa que ainda vai acontecer, a narrativa é atemporal. O que se pode afirmar é que a festa foi em sua mansão. A cena da Loira na escadaria com uma máscara, e os cães husky siberianos descendo a escadaria é cinematográfica e soberba. Há um clima de mistério, reforçado pela iluminação, sempre na penumbra. A máscara tem todo um simbolismo, a mascarada pode assumir uma outra personalidade, ser uma pessoa extrovertida. Parece que ela está vivendo um sonho ou sonhando uma vida ou é a fugacidade de uma acontecimento, que já se esvaiu. A vida passa rápido, então melhor aproveitar o momento e se divertir. Ela está sonhando acordada?. Pouco antes do clipe terminar, aparece um cavalo empinando. O cavalo simboliza força, resistência, liberdade. Sem contar que toda menina já pediu para o pai um cavalo como animal de estimação. Esse lance do cavalo no imaginário feminino é bem explorado no clip da campanha. Sem contar que era um desenho famoso que as meninas assistiam nos anos 80, Cavalo de Fogo, os meninos não gostavam do Desenho Cavalo de Fogo, eu nunca assistia ao desenho. O comercial, que é um primor publicitário, tem como público alvo as mulheres, que prestaram atenção nos modelos das roupas. Os elementos retrô estão presentes, podem-se fazer várias leituras deles. Essa inspiração vinda dos anos 80 é interessante, tanto quanto nostálgica. Tudo imergido na contagiante e saudosa trilha sonora oitentista. Ao final do clip, fica claro que a festa à fantasia na mansão da Loira foi um sucesso, na imaginação dela ou na realidade, os modelos de roupa que ela usou também, sucesso na imaginação, na visualização. O clip da campanha é tão bom que até quem não curte festas ficou com vontade de dar uma passada lá, mas pode tirar o cavalinho da chuva, é o tipo de festa que só se entra convidado com um convite personalizado. Interessante é que muitas pessoas foram tentar descobrir de quem era a música que "fica" na cabeça, quando a ouvimos, tudo é repercutido na velocidade da internet, eu mesmo fui um deles, apesar de lembrar da música, não sabia quem a cantava. Fica claríssimo como as músicas dos anos 80 eram ótimas e como parece que vem piorando com o passar dos anos. Passamos do analógico para o digital, infelizmente, o avanço digital e de novos formatos para a música parece ser inversamente proporcional a qualidade da mesma. Esse meu pensamento já exposto noutras postagens, é sintetizado no comercial de carro do Citroën C4 Picasso, que mostra uma outra música, pérola do cancioneiro pop alemão dos anos 80: Trio: “da da da ich lieb dich nicht du liebst mich nicht aha aha aha”. Esta foi uma das poucas músicas nas quais o inglês embramation não funcionou, restando as pessoas cantarem só o “Da Da Da” ou fazer um curso de alemão para o restante da música. A música do comercial da Coleção de Inverno da Lança Perfume é: “Major Tom” (Coming Home), do alemão Michael Schilling. Só para citar, não só o pop alemão bombava nos anos 80, os alemães do Scorpions também faziam um tremendo sucesso nos anos 80, sendo a primeira banda germânica de Hard Rock, cantando em inglês é verdade. Espero que as agências de publicidade façam alguma campanha com as músicas: “Still Loving You”, uma excelente balada, e com a poderosa: “Rock You Like A Hurricane”. Quero deixar registrado que não estou ganhando nada para citar os comerciais desse post. Eu gosto muito de publicidade. Fiz o curso de Desenho Artístico e Pubiclitário. O Brasil conta com excelentes profissionais e agências, conquistando vários prêmios internacionais.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...