Astronauta Cenoura em Marte: Missão Betacaroteno

Pela primeira vez, cientistas da Holanda cultivaram 14 espécies de plantas em solos que simulam os da Lua e Marte. Cenoura, trigo tomate, ervas daninhas, entre outras, foram plantadas em potes. O resultado da pesquisa concluiu que o solo de Marte é mais adequado ao cultivo de plantas.

Embora os solos simulados sejam baseados na composição química analisada por sondas, eles não são um modelo perfeito. Ainda assim, ficaram dúvidas como: quanto de água o solo pode reter, os efeitos da luz e gravidade no cultivo das plantas.

No filme: Perdido em Marte, com Matt Damon, o astronauta consegue cultivar batata no planeta vermelho: Marte. A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) pretende enviar uma missão tripulada a Marte até o final da década de 2030.

Quando nossa espécie conseguir estabelecer uma base em Marte, cultivar cenouras e batatas, nossos avôs e bisavôs ficariam impressionados com aquela expressão: "Vá plantar batatas!", atualizada para: "Vá plantar batatas em Marte!".

Recentemente, foi concluída a simulação de missão a Marte, financiada pela NASA, três mulheres e três homens viveram isolados, por 365 dias, numa estrutura construída na montanha de Mauna Loa, no Havaí. Só podiam deixar a estrutura, vestindo trajes espaciais.

Não é primeira vez nem será a última que uma simulação de missão a Marte é realizada. Além das dificuldades tecnológicas, há fadiga, estresse do convívio interpessoal num ambiente adverso e isolado.

Essa foi a segunda simulação mais longa, a Mars500 (Marte500), na Rússia, durou 520 dias. Estresse e alteração no ciclo do sono (dormir-acordar), sedentarismo, a dificuldade de manter o ritmo do ciclo biológico de 24 horas, que é influenciado pela luz solar, foram constatados durante a simulação.

A ficção já retratou o surto de um tripulante, durante uma missão espacial, e o impacto nos demais tripulantes. Apesar de todos os testes psicológicos e histórico médico, pessoas são capazes de atos inesperados e surpreendentes.

Nesta foto do post, parece que disseram para a cenoura: “Você pode ser o que quiser”. Ela resolveu ser um astronauta. Não duvido que apareça, um dia, um astronauta gengibre, já vi formas humanoides no gengibre. 

Comentários