Café “Sappoccino”

Latte art ou coffee art é a técnica de se desenhar figuras na superfície do café derramando-se o leite ou usando-se calda e palito para desenhar as formas. As duas técnicas o free pour, ou pouring (derramar o leite) e o sketching (grafismo usando palitos) podem ser combinadas.

O desenho é formado pela crema (espuma cremosa de leite).  Tulipas, corações, palhaços, gatos, cães, rostos tudo depende da imaginação e da habilidade do barista. É como se o bico da leiteira e os palitos fossem canetas e pincéis para desenhar sobre o leite vaporizado.

A Latte art é beber arte, literalmente, no cappuccino, mas a coffe art também existe em forma de outras técnicas como "aquarela", usando o café como tinta sobre o papel. A borra de café também é usada para fazer arte.

Não é nada comum o uso de bolhas na Lette art, aliás, não encontrei outro desenho semelhante a esse do sapo, que use bolhas. Apesar de as bolhas maiores representarem muito bem os olhos do sapo, parece ter sido mais uma coincidência, a crema não foi manipulada ou trabalhada nem o bico da leiteira usado intencionalmente com precisão. Mesmo assim, o desenho do sapo é muito claro.

A Lette art é feita com a xícara quase transbordando, em alguns casos, o desenho ou figura formada ultrapassa as bordas da xícara, como um de um cato observando carpas na outra xícara.

No caso da foto deste do post, o sapo na lagoa de café, a xícara não está cheia. Depois que as bolhas estouraram, dificilmente pensaríamos na figura de um sapo. Só encontrei duas imagens de sapos em Lette art, uma delas é essa que aparece no post.

Quem sabe, as pessoas não queiram engolir sapos nem simbolicamente no desenho do café. A não ser que seja uma princesa procurando um sapo que vire príncipe igual ao conto e fadas. Sapos não estão no topo da lista de desenhos cativantes para se observar sobre o cappuccino.